Ações para redução do consumo de água no Pátio Pirajá e nas estações da Linha 2 do metrô
A maioria das torneiras implantadas, no Pátio Pirajá, são automáticas com o objetivo de evitar o desperdício e diminuir o ritmo da água (40% menos do que numa torneira tradicional).
A máquina lavadora automática de trens obedece a padrões mundiais de tecnologia e normas ambientais. Tem como principal finalidade recuperar, tratar e reutilizar 85% do total da água utilizada na lavagem das composições.
Este sistema capta água de chuva proveniente das coberturas das estações da Linha 2 do Metrô e das 2 novas estações do Tramo III e direciona para reservatórios de água de reuso para utilização dessa água em todos os vasos sanitários, proporcionando uma redução do consumo de água potável.
Redução do consumo de energia no pátio e estações
Tanto as áreas administrativas e operacionais do Pátio Pirajá como a vias de acesso ao Pátio, internas e externas, plataformas das estações da linha 1 e todas as estações e terminais da linha 2, são iluminadas utilizando LEDS. Os LEDs têm muitas vantagens sobre lâmpadas incandescentes convencionais. Mas a principal vantagem é a eficiência. LEDs geram pouco calor e uma porcentagem muito mais alta de energia elétrica está indo diretamente para a geração de luz, o que diminui a demanda de eletricidade consideravelmente.
Ao redor das estruturas dos blocos do Pátio Pirajá foram instalados brises de diversos materiais. Os brises barram a incidência da radiação solar antes que ela atinja a fachada e, consequentemente, o ambiente interno, reduzindo o calor recebido.
- Controla os ganhos térmicos;
- Equilibra a iluminação no ambiente interno;
- Permite a ventilação dos locais.
Melhoria da qualidade do ar
- Absorção do gás carbônico presente em nossa atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global;
- Ajudam a reduzir a sensação de calor;
- Melhoram a qualidade do ar e fornecem sombra.
Para ter acesso ao Relatório de Transparência Salarial da CCR Metrô Bahia, clique no link abaixo: