A CCR Metrô Bahia possui bicicletários disponíveis para os clientes do metrô na Linha 1 (exceto nas estações da Lapa, Campo da Pólvora e Brotas) e na Linha 2, afim de incentivar o uso de bicicletas para promover a integração entre diversos meios de transporte, favorecendo a mobilidade na capital baiana, com mais saúde e menos impacto ambiental.
De segunda a sexta-feira, a partir das 20h, aos sábados, a partir das 14h, domingos e feriados a sua bike é bem-vinda no metrô.
Confira abaixo mais detalhes:
Os bicicletários estão abertos aos clientes no mesmo período de funcionamento das estações do metrô: todos os dias, das 5h à meia-noite.
Para utilizar o serviço é necessário fazer um cadastro com o colaborador da estação e apresentar documento com foto e comprovante de residência. O uso do bicicletário é gratuito e exclusivo para bicicletas de clientes do metrô.
É obrigatório que o proprietário da bicicleta tenha dispositivo de segurança (cadeado, corrente, etc.) para prender a bicicleta na vaga.
Menores de 12 anos poderão utilizar o bicicletário se estiverem acompanhados por um adulto responsável.
A bicicleta que permanecer estacionada por 72 horas consecutivas, terá seu lacre rompido e será removida pela CCR Metrô Bahia para doação. O dispositivo de segurança rompido não será reembolsado.
A CCR Metrô Bahia não se responsabiliza por acessórios deixados na bicicleta ou por danos ocasionados na mesma.
Apresentar ao colaborador da CCR Metrô Bahia, no bicicletário, um documento com foto.
Solicitar ao colaborador da estação a conferência dos dados do proprietário e da bicicleta, usando como base a ficha cadastrada.
Após a conferência, serão gerados dois cartões de identificação: um deles para ser entregue ao cliente e o outro para ser fixado no dispositivo de segurança da bicicleta (cadeado, corrente, etc).
O cliente levará a bicicleta para prendê-la com dispositivo de segurança na vaga.
Não serão aceitas bicicletas além da capacidade máxima do bicicletário.
O cadastro deve ser preenchido em nome do responsável que utilizará o serviço. Caso outra pessoa utilize a mesma bicicleta e queira fazer uso do bicicletário, o nome dessa pessoa deve constar no cadastro do responsável.
Para sair, o cliente deverá entregar o cartão de identificação e apresentar um documento com foto ao colaborador da estação.
Retirar a bicicleta da vaga e entregar ao colaborador da estação o cartão de identificação que estava na bicicleta. Após a conferência e retenção dos cartões de identificação, a saída será liberada.
Em caso de perda do cartão numerado de identificação, a bicicleta será liberada somente com a apresentação de documento com foto (RG,CTPS,CNH, etc) e conferência dos dados declarados na ficha de cadastro.
A bicicleta é bem-vinda no metrô de segunda a sexta a partir das 20h, aos sábados, a partir das 14h, e nos domingos e feriados durante toda a operação.
Confira, abaixo, as orientações para acesso com a sua bicicleta:
- Antes de validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) fale com o Agente de Atendimento e Segurança em serviço que você quer entrar com sua bicicleta.
- Nas escadas fixas, a bicicleta deve ser carregada e, por medida de segurança, o cliente deve aguardar a liberação da escada que estiver sendo usado por outros clientes.
- Nas escadas rolantes, o transporte de bicicletas será permitido somente no sentido de subida.
- Não será permitida a utilização de elevadores para o transporte de bicicletas.
- Manter a bicicleta sempre ao seu lado, sendo proibido pedalar nos acessos e áreas internas das estações, trens e terminais.
- É permitido apenas uma bicicleta não-motorizada por cliente e sem sujeira (barro, lama, graxa) para não comprometer o conforto dos outros clientes e a limpeza das instalações do metrô.
- Mantenha a bicicleta antes da faixa amarela.
- Embarque com sua bicicleta somente na última porta do último carro (vagão), sempre dando prioridade aos demais clientes.
- São permitidas até duas bicicletas por trem. Caso não consiga embarcar, aguarde o próximo.
- Menores de 12 anos com bicicletas devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
- Cuide para que a bicicleta não impeça o fechamento das portas e nem obstrua a entrada e saída dos demais clientes.
- Não deixe sua bicicleta jogada no chão, encostada nas paredes, nem colocada sobre os bancos.
A CCR Metrô Bahia não se responsabiliza pela sua bicicleta. Danos causados aos demais clientes, a si próprio ou
ao patrimônio são de responsabilidade do ciclista.
Os colaboradores impedem o acesso de ciclistas em casos de anormalidade no sistema ou em situações
de grande fluxo nas estações e trens.
Em caso de necessidade de evacuação, deixe a bicicleta no trem e acione um Agente de Atendimento e Segurança.